Veja como sair do vermelho com o empréstimo consignado, ao se planejar e quitar as dívidas do ano passado.
Segundo uma pesquisa divulgada recentemente pela Fecomercio, o endividamento das famílias em 2021 atingiu o patamar histórico de 71,4%.
Então fica lançado o primeiro desafio do ano para muitos de vocês: quitar as dívidas em 2022, por a “casa em ordem” e voltar a planejar seus sonhos e metas para esse ano, não é mesmo?
Apesar de vivermos uma situação um pouco instável na economia, não devemos perder as esperanças logo no começo do ano, certo?
Então, o melhor a fazer é aproveitar este início e verificar as oportunidades para sair do endividamento e ter um ano diferente.
Neste post nós veremos:
- as principais dívidas do nosso Brasil;
- algumas dicas para planejar melhor o orçamento; e
- como usar o empréstimo consignado para sair das dívidas.
Principais dívidas
A princípio é óbvio que quem gasta mais do que recebe acaba entrando em dívidas, certo?
Isto é, algumas dívidas nascem diretamente do descontrole financeiro pessoal, afinal, todos cometemos erros, não é mesmo?
Mas existem alguns fatores que não dependem da gente e nós podemos contornar com algumas medidas pontuais.
As principais dívidas dos brasileiros, segundo dados da Serasa:
- cheque pré-datado;
- cheque especial;
- cartão de crédito;
- utilities (água, luz e contas básicas);
- bens de varejo;
- empréstimo pessoal.
Uma série de fatores contribuíram para o aumento do endividamento no país, no ano de 2021.
Por exemplo o desemprego, que sem dúvida é um dos maiores vilões quando o assunto são dívidas.
Pois quando ocorre o desemprego, muitas das vezes a renda total é comprometida, enquanto os boletos continuam a vencer no fim do mês.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil encerrou 2021 com a taxa de desocupação em 12,1%, representando 12,9 milhões de pessoas sem emprego.
Descontrole financeiro
Entretanto, uma das principais causas do endividamento é também a falta de controle financeiro.
Pois se a pessoa não consegue controlar as entradas e saídas, ela acaba caindo em uma armadilha e fica presa ao crédito.
Também de acordo com essa pesquisa do Serasa, ainda nos dias de hoje, muitos utilizam o cartão de crédito, por exemplo, para pagar contas básicas de consumo, como água, luz e mercado.
E enquanto não conseguem suprir este crédito que é recorrentemente usado, vivem sempre com a renda comprometida em virtude dessas compras, e qualquer imprevisto financeiro acaba por descontrolar toda a situação.
Por fim, não podemos deixar de mencionar também a inflação e alta dos juros do último ano, que pesou (e muito) no bolso dos brasileiros, pois ela não acompanha a renda.
Em outras palavras você é obrigado a pagar mais caro nas coisas, sem que tenha um aumento proporcional na renda para suprir essa alta de preços.
Como sair do endividamento em 2022?
Embora não seja fácil, com um bom planejamento e algumas medidas, é possível sim sair do endividamento este ano ainda.
Será necessário então disciplina e uma ótima organização pessoal, em relação às finanças. Devemos todavia considerar todas as oportunidades disponíveis, inclusive recorrer a recursos para enfrentar as dívidas.
Levantar todas as dívidas
O primeiro passo é sem dúvida fazer um levantamento de tudo aquilo que ficou pendente, e para quem ficou pendente.
Com a ajuda papel e caneta, anote tudo para visualizar de forma fácil e objetiva todas as pendências.
Aliás, não se esqueça de incluir também as contas que ainda não venceram, pois elas também tem peso no orçamento e assim você planeja tudo da melhor forma.
Empreender e buscar renda extra
Após ter todas as dívidas devidamente anotadas, devemos pensar em formas de obter uma renda extra, para ajudar a eliminar as dívidas.
Atualmente, nesta era digital que vivemos, existem uma gama enorme de oportunidades para se obter uma renda extra.
De fato muitas pessoas em meio à crise resolveram empreender das mais diversas formas para contribuir nos gastos mensais.
Há quem passou a fazer bolos, por exemplo, e também aqueles que partiram para vender seus conhecimentos, através de cursos.
Veja algumas opções para se ter uma renda extra:
- montar um site ou loja virtual;
- testes pagos de apps e sites;
- criar um infoproduto;
- ser um representante/revendedor;
- vender seus conhecimentos (música, pintura, costura, tricô, bordado e etc)
Vale ressaltar que nem todas essas oportunidades precisam de investimento inicial, podendo ser iniciadas apenas com o acesso à internet, por exemplo.
Cortar gastos e renegociar dívidas
Por fim chega o momento de cortar ou reduzir os gastos mensais e ver quais serão as prioridades no fim do mês.
Uma vez que todas as oportunidades foram levantadas, fica mais fácil saber onde serão feitos esses cortes e reduções, pois nem todas as contas podem ser eliminadas de vez.
Certos débitos, como a conta de luz ou água, por exemplo, podem apenas ser reduzidas, através de um banho mais rápido, ou lavar roupas menos vezes na semana.
Já outras despesas podem ser suspensas temporariamente, a fim de reestabelecer o controle das contas, e colocar as coisas nos trilhos novamente, certo?
Por exemplo uma viagem de lazer, um Ifood, ou aquele bar no fim de semana, dentre outras coisas, podem ser suspensas por um tempo sem grandes prejuízos, a fim de economizar.
Com tudo isso em mãos, você deve então renegociar seus débitos com os credores, a fim de encontrar uma solução que se encaixe no planejamento feito anteriormente.
De acordo com as condições ofertadas, é possível até mesmo obter algum desconto para pagamento à vista, eliminando aos poucos as contas.
Porque usar o empréstimo consignado para quitar dívidas?
Quem tiver acesso ao empréstimo consignado, por exemplo, pode contar ainda com este tipo de crédito para se livrar das dívidas e controlar o orçamento.
O crédito consignado está disponível para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), servidores públicos federais e demais esferas e trabalhadores da iniciativa privada, que trabalhem em empresas conveniadas às instituições financeiras.
Com o desconto das prestações feito diretamente na folha de pagamento, há um menor risco de inadimplência e, portanto, é possível obter um custo menor na operação para os tomadores.
Sendo assim uma opção mais barata e muito vantajosa a se levar em conta para sair das dívidas.
Pagamento à vista
Muitas empresas e serviços disponibilizam ótimos descontos se o pagamento for à vista. Dessa forma, o crédito consignado pode ser utilizado para ter esse dinheiro rapidamente em mãos.
Pois com o empréstimo consignado é possível liberar em até 24h o valor total, direto em conta, de forma rápida, segura e 100% digital.
Trocar dívidas caras por baratas
O empréstimo consignado tem os juros tabelados por lei, sendo assim a opção de crédito mais barata do mercado, e dessa forma é totalmente possível trocar um dívida cara pelo consignado.
Por exemplo, os juros do cartão de crédito comum podem ultrapassar os 20% ao mês, enquanto o teto de juros do empréstimo consignado INSS está em 2,14%.
Sendo assim, contratar o crédito consignado para quitar a bola de neve que pode virar o cartão, acaba gerando economia, pois você troca uma dívida extremamente cara, por uma bem mais controlado e previsível.
Como organizar as finanças com o empréstimo consignado
Uma das grandes vantagens do empréstimo consignado, é a previsibilidade que ele dá, por exemplo. Visto que isso contribui bastante para o controle das finanças.
Como o empréstimo consignado é a linha de crédito pessoal mais barata do país, muitas vezes é possível, por exemplo substituir todas as dívidas por apenas uma, gerando economia e conforto no fim do mês.
Dessa forma você elimina diversas dívidas com taxas e encargos altíssimos, e conta com as taxas e condições favoráveis e exclusivas do consignado, e assim é possível retomar o controle das finanças gradualmente.
Também é possível reduzir taxas, refinanciar e buscar outras oportunidades para melhorar ainda mais o seu contrato de empréstimo, ao decorrer do tempo.
Seguindo estas dicas vai ficar mais fácil para você deixar as dívidas para trás, e encontrar o equilíbrio das contas novamente.
Como contratar empréstimo consignado para quitar dívidas?
Acima de tudo, na hora de contratar empréstimo você deve sempre buscar empresas confiáveis e com referência no mercado. Profissionais qualificados, honestos e com vontade de ajudar você a resolver seus problemas financeiros.
Então você, aposentado e pensionista do INSS ou Servidor público federal pode contar com a gente para te ajudar a encontrar a melhor oportunidade de crédito sempre!
Para falar com um especialista agora mesmo, é só clicar abaixo.
Então se for precisar de Crédito Consignado é só chamar a gente, será um prazer atender você! Fale com a Ana, a nossa assistente virtual.
Siga a gente nas redes sociais e acompanhe nosso trabalho
Hashtags: #FormalizaçaoDigital #CreditoConsignado #CréditoConsignado #CreditoDigital #CréditoDigital #CréditoConsciente #Segurança #INSS #Siape #CreditoINSS #CreditoSIAPE #ConsignadoINSS #ConsignadoSIAPE #EmprestimoPM #EmprestimoGovSP #GovSP #PMSP #BancosDigitais #EmpréstimoConsignado #EmpréstimoConsignado #Dividas #QuitarDívidas #Endividamento